Minha obra: boiseries nas paredes!

living-gazette-barbara-resende-decor-reforma-boiserie-sala

Era meu sonho – não de muito tempo, meio que recente – ter boiseries, essas molduras super clássicas, nas paredes da sala. Eu sabia que elas iam fazer uma diferença enorme no ambiente e não via a hora de ter cada uma delas, para ficar admirando o tempo todo! Eis que hoje, elas estão ali na sala, do jeito que eu queria e olha, fica a pergunta: por que não fiz antes?

living-gazette-barbara-resende-decor-reforma-boiserie-sala-inspiracao

Minha vontade de ter as molduras só cresceu quando conheci a Aline Fortuna e seu apartamento, na época sendo finalizado: Aline e eu temos o mesmo gosto, porém ela está bem mais adiantada no quesito decoração e aí já vou tirando ideias da sua casa para colocar na minha – a cozinha dela já tinha servido de referência pra mim. Outra coisa que eu desejava há aaaanos era destacar, com molduras, as passagens na sala: a de entrada e a que vai para o corredor. Em casa ninguém achava que isso ia fazer diferença, que não era necessário mas eu fui persistente na ideia e depois que ficou pronta, entenderam meu ponto de vista!

Há dois jeitos de fazer as boiseries e as molduras das passagens: de madeira ou gesso. Tive dificuldade para achar, e ainda em um preço ok, os filetes de madeira decorados. Como ia usar muitos metros, precisava que tivesse um preço razoável, porque ainda tinha a mão-de-obra. E nem tinha ideia de quem poderia instalar (pedreiro? marceneiro? profissional que instala rodapé?). Aí fui atrás de um gesseiro: liguei para vários, atendimentos terríveis (teve um que veio fazer orçamento e disse: “isso é antiquado, não se usa mais, não vai ficar bom”. Dentro da minha casa! E olha que ele foi indicado por uma amiga!) mas encontrei um que entendeu o que eu queria, deu até sugestões (que eu aceitei) e preço super ok. Negócio fechado!

living-gazette-barbara-resende-decor-reforma-boiserie-colocacao

Gesso faz bagunça? Faaaaz e muita! No último dia, eu quase tive um ataque quando vi o estado do piso (de ypê) em algumas partes onde o jornal e o plástico não cobriram direito. Fiquei tão atordoada que acabei medindo errado os quadrantes da última parede, atrás do sofá (que ufa, fica escondida). O serviço levou 3 dias e parecia bem simples: é só cortar e colar. Tanto que o gesseiro veio sozinho nos primeiros 2 dias. Mas aí o trabalho começou a empatar muito e no último dia precisou de 3 pessoas que correram para finalizar.

Como medir os quadrantes: fiz mil contas, refiz, até chegar nas medidas para cada parede. Eram 4 paredes no total, todas com medidas diferentes e a mesma largura do quadrante não se encaixava em todas. Então ficou bem customizado. Comecei pela parede maior e dividi em x quadrantes. Aí desenhei na parede para ter uma ideia do tamanho. Tive que refazer. Essa parte é super importante, já que no papel é uma coisa, no tamanho real, outra. Outra coisa para não se esquecer, as tomadas! Eu consegui com que a boiserie começasse acima delas, mas tem casos em que as tomadas são mais altas e aí talvez seja melhor deixá-las dentro da moldura. Mas é questão de gosto. No final, cada parede tem uma largura diferente de quadrante, diferença de 5 e 10 cm; parece muito mas visualmente não se percebe nada.

living-gazette-barbara-resende-decor-reforma-boiserie-sala

Ufa, tudo pronto e paredes pintadas! Usei uma tinta acetinada da Suvinil, que dá um acabamento mais sofisticado. Bom, nem precisa dizer que demora muito mais para pintar as paredes! Eu escolhi pintar tudo da mesma cor – um creme super claro – mas há quem deixe as molduras em outra tonalidade, para dar destaque

living-gazette-barbara-resende-decor-reforma-moldura-gesso-passagem

As molduras das entradas! O gesseiro deu essa sugestão que eu amei, do acabamento perto do rodapé, dessa moldurinha mais gordinha, fez toda a diferença! Outra coisa que valeu a pena foi ter trocado o rodapé – antes era da cor do piso, baixo e simples – por esse cheio de detalhes, mais alto (12,3 cm) da Santa Luzia. Com as molduras, tudo se encaixou perfeitamente! (detalhe que ainda preciso pintar o gesso – já tenho até a tinta – das entradas…)

living-gazette-barbara-resende-decor-reforma-boiserie-sala-detalhe

Detalhe: eu achei que ficariam grossas demais, mas não! Só tem que tomar cuidado, por ser de gesso, para não lascar

living-gazette-barbara-resende-decor-reforma-boiserie-sala
living-gazette-barbara-resende-decor-reforma-boiserie-sala-tinta-acetinada

Agora faltam uns quadros…

Outra  impressão que tive assim que ficou pronto, foi a de que o espaço fica mais aconchegante, mas parece menor, porque as paredes ganharam volume. Mas foi uma impressão momentânea, que logo depois sumiu, ainda mais com as paredes pintadas. Agora outra coisa é que com o tempo você se acostuma tanto com as molduras que meio que nem percebe mais, parece que elas sempre estiveram ali!  Mas não tenho dúvida de que valeu todo o esforço e cada pózinho!

Super indico o trabalho do gesseiro Robson, da Gesso SJC: 12 98850.8965 ou 98179.7282 • gessosjc@yahoo.com (o trabalho aqui no apartamento, molduras nas passagens e boiseries ficou em R$ 1.300 em out/15)

9 respostas para “Minha obra: boiseries nas paredes!”

  1. Avatar de Thaís Braga
    Thaís Braga

    Ficou LINDO! E, olha, eu esperava uns $5.000,00 rsrs, achei o preço ótimo pro espaço que foi. Estou ansiosa para ver um home tour! ????

  2. Avatar de Andreza
    Andreza

    Barbara sua casa está linda! Temos estilos diferentes, eu gosto de tudo mais modernoso, mas mesmo assim estou amando ver suas transformações!

  3. […] * Before & After: Installing Wall Frames at Home [The Living Gazette] […]

  4. Avatar de Júlia
    Júlia

    Ficou maravilhoso!!
    Qual a referência da tinta que vc usou?

  5. Avatar de Debora M. Souto

    Maravilhoso, trabalho impecável e bom gosto indiscutível!

  6. Avatar de Marie
    Marie

    Olá! Adorei as paredes, as boseries, a cor, tudo lindo! Gostaria de saber qual cor vc usou, esse creme clarinho e a largura das ripas. E só para confirmar, pelo que eu entendi, em cada parede dependendo do tamanho vc mudou o tamanho da boiseries? Obrigada!

    1. Avatar de Bárbara Wieliwicki de Resende
      Bárbara Wieliwicki de Resende

      Oi Marie, tudo bem? Olha, a tinta eu já nao me lembro mais o no me, porque escolhi naquela paleta enorme de cores que as lojas tem sabe? Só sei que é acetinada da Suvinil…a diferença entre alguns tons é tão pequena que acredito que você encontre algo bem semelhante.
      As ripas não comprei pela largura, o gesseiro veio fazer o orçamento e trouxe algumas amostras – as minhas tem 4,5. E sim, cada parede na minha sala tem uma metragem, então fiz as contas para que os quadrantes ficassem com medidas parecidas, mas em cada parede eles tem larguras diferentes – a altura é sempre a mesma – mas nem dá para notar! Porque se eu fizesse todos na mesma largura, ia sobrar espaços em algumas paredes, entendeu? bjs!

  7. Avatar de Francieli
    Francieli

    Adorei, estou pensando em fazer. Fica muito aconchegante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *