,

As rendas de Fortaleza

fashion-gazette-barbara-resende-rendas-fortaleza

Assim como o mar, o que me vem à cabeça quando se fala em Fortaleza são as famosas rendas. E claro que eu queria trazer alguma pra casa! Primeiro fui ao Mercado Municipal, o mercadão, e me decepcionei: são 4 andares e muitas lojas, mas o lugar é meio escuro, corredores estreitos, gente falando e vendendo seus produtos enquanto você passa. Saí de lá atordoada e sem comprar nada! Mas conversando com um taxista ele me falou do Cadeião, que fica ali perto e que tem basicamente produtos de renda. Fui conferir e enfim encontrei coisas lindas, em um ambiente arejado, calmo e praticamente vazio. Então, essa é minha indicação – bem de turista – para quem quer comprar rendas em Fortaleza sem tumulto!

fashion-gazette-barbara-resende-rendas-fortaleza-cadeiao-centro-de-turismo

Pelo nome do lugar dá para imaginar que antigamente ali funcionava uma cadeia que existe desde 1866! São 3 grandes prédios com um corredor central (ou seja: é fácil de andar, é só ir em linha reta!) e 2 pátios que ligam um prédio ao outro. A construção está bem conservada e a grade de entrada é linda! São muitas lojinhas (mais de 100) e basicamente só tem renda, com uma ou outra com algum tipo de artesanato, mas nada que eu achei que valesse a pena. Agora os produtos de cama, mesa e banho são de enlouquecer! Toalhas, guardanapos, porta-talheres para mesa (lindos, lindos!), conjuntos de lençois (trouxe um e é maravilhoso), travesseirinhos (trouxe 2!), enfim, uma gama enorme de produtos para tudo que você possa imaginar. Eles me chamaram muito mais a atenção do que as peças de roupa, que tem uma modelagem bem básica, não achei nada diferente… Agora se você quer mesmo ver as rendeiras criando os produtos, é preciso ir até a Prainha, no município de Aquiráz, a 40  km de Fortaleza, onde tem um centro de rendeiras. Outra opção para comprar produtos típicos é na feirinha da Avenida Beira Mar, que tem todos os dias a partir das 17h-18h.
O cadeião funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h e fica na Rua Senador Pompeu, 350 Centro. Vale a pena dar uma olhada nas ruas ao redor, com várias outras lojas de materiais típicos, como palha e couro (as malas de couro são super bonitas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *