As cores, estampas e estilo marroquinos estão mais do que em alta na decoração (eu sou fã) e pensando nisso, a Marcela, da Theodora Home, fez uma super viagem para o Marrocos e Turquia para garimpar peças que em breve estarão na loja. Aqui ela mostra seus registros e dicas dessa jornada inesquecível!
Sobre o Marrocos, o país é encantador, muito rico em aromas e cores, que nos chamam atenção desde o primeiro minuto lá, arquitetura, cultura, culinária incríveis, e um povo muito alegre!
Diário de viagem: Marrocos, por Marcela Caio
Fui recebida no meu hotel em Marrakesh, o La Mamounia, com uma essência de flor de laranjeira, tâmaras, e leite de amêndoa, tudo começou a ficar cada vez melhor depois disso!
Muito artesanato, num estilo próprio marroquino, que eu pessoalmente amo! Móveis marchetados, tapetes, cerâmicas, lanternas, peças com osso de camelo em tom natural, e algumas vezes com pigmento alaranjado de henna. Conheci uma loja Palais de la Ménara (68, Rue Kechachine Marrakech Medina 40000) que com certeza já vale uma ida ao Marrocos, e o melhor, eles despacham para o Brasil.
Indico dois restaurantes em Marrakesh, o LE TOBSIL para um jantar charmoso e romântico, em um Riad (construção típica marroquina – são os lugares mais charmosos por lá), com música ao vivo, e comida excelente E para uma experiência bem local, o melhor couscous marroquino, é no Chez Chehrouni, na praça Djema el-Fna.
Esta praça, Djema el-Fna, é o centro de Marrakesh, onde vale uma ida a noite também, para experiências bem típicas e locais inesquecíveis. Eu sou amante assumida de chás, uma das minhas paixões, tomo todos os dias, e um comum hábito marroquino é tomar um thé à la menthe (chá de menta), o da praça não poderia ser mais original.
Outra experiência de encher os olhos, é o Jardin Majorelle, a propriedade que pertenceu a Yves Saint Laurent, foi restaurada por ele e por Pierre Bergé, tudo neste tom de azul royal, não cabe em palavras.
Além de Marrakesh estive em Fés, os trabalhos artesanais lá são bem interessantes, e é de onde vem a famosa cerâmica de Fés!
Visitei um Riad, sem dúvida o meu preferido: Riad Myra, pétalas de rosas por todos os lados, colorido quente, arquitetura marcante, e super acolhedor! Os riads sao estas construções, típicas marroquinas, da casa construída em volta de um jardim interno, onde normalmente tem fonte! As portas sao aquelas marroquinas bem típicas mas muito simples e discretas nas ruas… E quando você entra essa coisa linda em volta do jardim interno/ pátio aberto! Muitos marroquinos moram em Riads e muitos riads hoje são hotéis.
Meu destino depois do Marrocos foi Turquia, que já conhecia, e adoro! A TH lançara na próxima semana uma coleção de almofadas de ikat, da Turquia é claro. Sou fã de ikats e suzanis, que não faltam por lá! Algumas dicas de Istambul:
• O restaurante Pandeli super tradicional turco, para o almoço, no andar de cima do Spice Bazaar (Mercado de Especiarias)
• O restaurante Zuma , que eu adoro, e o de Istambul, com vista para o Bosphorus é um caso a parte!
• Desta vez conheci uma loja de prata dentro do Grand Bazaar, chamada Lale Sterling, um sonho!
Demais não? Em breve os produtos estarão à venda na Theodora Home (os Suzanis já chegaram). Mal posso esperar!
6 respostas para “Diário de viagem: Marrocos, por Marcela Caio”
-
Amazing!!!!!! adorei as dicas..Marcela sempre querida …e com muito bom gosto!! parabéns pelo post Bárbara!
-
Lud, many tks!! E vc querida como sempre 🙂
Beijos -
Parabéns!! Super dicas e fotos lindas.
-
Post MARAVILHOSOOOOO!!! Lugar incrível, não vejo a hora de conhecer! Vou anotar todas as dicas já! p.s. essa montagem ficou PERFEITA!!!! Beijão
Deixe um comentário