Meus sapatos acabam de ficar um tanto básicos perto das criações da inglesa Sophia Webster: a nova designer preferida da moda não ganhou o prêmio do British Fashion Awards como Talento Emergente em Acessórios no final de 2013 à toa, ainda mais em território inglês, conhecidos pela veia criativa e artística, o que deixa o título ainda mais disputado. Sophia confiou no seu estilo próprio e preferiu não seguir tendências – e por isso mesmo as criou: seus sapatos são únicos, tão reconhecíveis quanto uma sola vermelha de Louboutin, cheio de cores, bolas, recortes, feminilidade e graça, muita graça.
Pupila de outro shoe designer de peso, Nicholas Kirkwood – ele inclusive a ajudou na produção de sua primeira coleção, lançada em 2013 – Sophia estudou na Royal College of Art e começou a trabalhar com Kirkwood desde sua graduação, em 2010. Ali aprendeu como a indústria funciona e inclusive, escolheu o Brasil para produzir seus sapatos: “Eu sabia que Itália estava fora de questão. Então fiquei entre China e Brasil e eu comecei a ir para o Brasil. Eu passei muito tempo lá. Entrei em contato com algumas fábricas – algumas muito grandes, outras menores – e então pedi para produzir amostras dos mesmos 2 sapatos. Eu escolhi a fábrica que senti que era tinha a melhor qualidade e que entendeu melhor a marca” disse em entrevista ao site Fashionista. Sua conexão com o Brasil não para por aí: o país foi a inspiração para a sua primeira coleção, de primavera em 2013 e em dezembro do ano passado ela veio a convite do e-commerce Farfetch com outros estilistas radicados em Londres para um showroom para imprensa.
A marca ainda não tem loja própria (a loja no Covent Garden, em Londres, é temporária; previsão de abertura mesmo só para 2015): suas criações podem ser encontradas no Net-a-Porter, Harrods, Selfridges, Harvey Nichols e em mais 32 países, de China a Maldivas, passando pela África do Sul e Rússia. Também participa do showroom na Semana de Moda de Londres. O Brasil ainda está fora da lista, mas é possível comprar pela Farfetch. E com apenas 3 coleções no currículo, ela já fez sua primeira colaboração: a JCrew colocou os sapatos de Sophia Webster na coleção primavera da marca, exibida em setembro de 2013 em NY. Mas ela já cogita, algum dia, com a Apple. Quem duvida?
Mesmo que o preço não seja assim tão convidativo, ainda mais em época de real desvalorizado, o trabalho artesanal cria peças sem igual! Há quem diga que são muito vistosos, apenas para aquelas com confiança de sobra no estilo. Não acho: é um bom sopro de criatividade e inovação no ramo, que não há dúvida, terá marcas se inspirando nos designs divertidos de Sophia Webster. Que assim seja, o quanto antes!
Deixe um comentário