Grandes, algumas enormes, brilhantes, coloridas e retratanto objetos banais do cotidiano: as esculturas da série Celebration do artista americano Jeff Koons são um misto de arte, cotidiano e fantasia que encanta. Ele transforma o brega (vide as esculturas que imitam aqueles balões de festa que se transformam em flores e animais!), o comum e despercebido (um ovo quebrado? sim, e é lindo!) e até o clichê (corações, corações!) em peças que chamam a atenção e trazem o lúdico para a arquitetura de grandes cidades. Feitas com espelho de aço inoxidável polido com revestimento de cor transparente, elas tem brilho e imponência e, sem dúvida, tiram um sorriso do rosto justamente por retratar itens que todos conhecem, mas que são elevados à arte moderna. Genial!
O Sacred Heart é uma das minhas favoritas! Lindo demais, com esse super laço… bem clichê mas quem resiste? A maioria das esculturas estão disponíveis em 5 cores: esse coração pode ser encontrado também em violeta, dourado com laço vermelho, magenta e azul com laço magenta. Queria um em casa, de qualquer cor!
Mais um coração bem lindo, dessa vez pendurado, com um daqueles laços com fitas finas. Uma das esculturas mais famosas é a Balloon Dog, também feita em várias cores (azul, magenta, vermelho, laranja – a que foi vendida, amarelo). O brilho da escultura que a torna mais glam – senão seria apenas uma versão gigante do cachorro feito de balão, aquele que já conhecemos
As tulipas são lindas assim, juntas, em várias cores, uma mais linda que a outra
E agora outra escultura dele que eu adoro, divide o status de predileta com o Sacred Heart: a Diamond.
A ideia desse post veio justamente dessa foto: fiquei boquiaberta quando vi, no site The Coveteur, que a Lisa Perry tinha esse diamante no terraço de sua cobertura! Seu marido, Richard Perry, quem comprou – até que por uma barganha, se comparado ao Balloon Dog de mais de US$ 50 milhões – e teve alguns problemas com os vizinhos quando colocou a peça no terraço em 2007: quando o sol batia, refletia a luz verde, bem intensa, nas janelas dos prédios ao redor. Depois de reclamações, ele mudou o ângulo da escultura, de forma que não prejudicasse os vizinhos. Aliás, um deles, no mínimo irritado, chegou a dizer que a escultura “é tão feia quanto parece”. Já pensou ter uma dessas em casa?
Será que tem versões em miniatura dessas peças, assim, a preços mais atrativos, em alguma lojinha de museu e galeria?
Para quem quer ver as obras de Jeff Koons de perto, vale a pena sempre conferir as exposições: são várias ao redor do mundo
Deixe um comentário