,

Suíça: cataratas do Rio Reno e Schaffhausen

living-gazette-barbara-resende-viagem-suica-cataratas-rio-reno
Não imaginava conhecer a Suíça tão cedo – ou conhecer algum dia – então até agora nem parece verdade que estive lá. Charmosa e com paisagens bem daqueles quebra-cabeças dos anos 80, ela me fez pensar, a cada rua que conhecia, se eram cidades de verdade, com gente morando mesmo ali. União de primeiríssimo mundo com um ar bucólico.
Começamos o tour pelas famosas Cataratas do Rio Reno, rio que simplesmente atravessa a Europa de norte a sul. Com águas verde esmeralda, ele é largo, tem paisagens e cidades ao redor de tirar o fôlego. No dia que fomos (final de agosto) estava um sol de rachar, calor de 34 graus às 4h da tarde e o local é cheio, bem turístico. Mas vale demais a pena!
living-gazette-barbara-resende-viagem-suica-cataratas-rio-reno
Eu já fui 2x para as Cataratas do Iguassu (amo e indico) e vi tanto do lado argentino quanto brasileiro e não posso comparar: são lindas e diferentes. Enquanto no Iguassu as quedas são muito altas, no Rio Reno, a única queda que se divide em duas, é bem mais baixa mas tem um volume de água absurdo – talvez uma Garganta do Diabo versão petite. Como no Iguassu, no Reno há também um centro comercial e trilha pavimentada – cheia de escadas, um tanto puxada, com direito a elevador na volta – que permite estar bem ao lado do rio e ver de pertíssimo todo aquele volume de água!
Entre uma queda d’água e outra, há uma pedra no meio – com bandeira da Suíça fincada – que, pasmem, com escadinha para as pessoas ficarem no meio do turbilhão! E para chegar até lá? Os barquinhos levam e praticamente encostam na queda d’água (para se ter uma ideia, o motor é desligado e eles ficam meio que à deriva, só deixando a enxurrada guiar). É muito mais tenso que o tal macuco safári do Iguassu!
Antes de chegar às Cataratas do Reno, passamos pela cidade de nome quase impronunciável: Schaffhausen, banhada pelo Reno. Com pouco mais de 30 mil habitantes, tem ruas super charmosas que estavam lotadas em um sábado à tarde, cheias de lojas, restaurantes com mesinhas na rua e todo tipo de comércio. As casinhas de 3 ou 4 andares são coladas umas nas outras e fazem a gente se apaixonar!
living-gazette-barbara-resende-viagem-suica-schaffhausen
Fomos de excursão para os dois lugares (17,50 euros por pessoa) e uma pena que foi meio corrido já que o passeio todo ocupava só a parte da tarde que, ao contar com o tempo de estrada, fica curto. Mas que dia!
próximo post, ainda na Suíça, Basel!

Uma resposta para “Suíça: cataratas do Rio Reno e Schaffhausen”

  1. Avatar de Amanda
    Amanda

    Olá Barbara!
    Também tive a oportunidade de visitar a Suíça, assim como você voltei encantada.
    Conheci principalmente o lado francês. Cidades e vilarejos lindos e comida muito boa. Hummm vontade de comer Raclette novamente rs
    Muito bom ler seu post e relembrar da minha viagem.
    Abraços
    Amanda
    worldstyleblog.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *