,

Viver com menos: o armário compacto, funcional e estiloso de Cami Cilento

Viver com menos: o armário compacto, funcional e estilo de Cami Cilento
Se tem um armário que eu admiro, é o da Camila Cilento. Na minha última leva de desapego (em junho eu me desfiz de muita coisa de uma só vez) eu me inspirei no quanto ela consegue manter um estilo pessoal que adoro em um armário compacto e funcional.  Aliás, ela mesmo me aconselhou a desapegar de muita coisa que estava sofrendo pra decidir. E aí veio a ideia desse post: queria entender, ver, saber como ela chegou nesse nível e não sofrer (nem seu estilo) por ter menos coisas nas gavetas, cabides e prateleiras. Morando em NY desde o final do ano passado (ela já morou por lá anos atrás), Camila teve que repensar em tudo que tinha, afinal, espaço não é o ponto forte dos aptos da cidade. Aqui ela relata um pouco do processo de mudança, de se desfazer de muita coisa, seu estilo pessoal e algumas coisinhas mais. Watch and learn!

“Só quem mora em Nova Iorque vai ter uma idéia da dimensão do problema de espaço… Muitos de vocês sabem, mas essa não é a minha primeira vez na Big Apple, então já tinha uma certa prática com o desafio de ter um armário pequeno para guardar as roupas. O fato de ter mudado aos poucos (meu marido foi antes e nos primeiros meses eu fiquei indo e voltando) também me ajudou a encarar a realidade: seria praticamente impossível mudar com tudo o que tinha. A cada nova visita a NY levava mais uma mala, e fui percebendo que sempre deixava certas peças para trás: bingo! Essas eram as que já não tinham nada a ver comigo e foram as primeiras baixas.”

Viver com menos: o armário compacto, funcional e estilo de Cami Cilento

Adoro essa escrivaninha da Camila e já estou querendo algo parecido, inclusive na quantidade: eu tenho 3 gavetas fundas só para bijoux, cremes e maquiagens e ela consegue ter tudo em uma só – e rasa! Olho e penso: pra quê mais que isso?

O DESAPEGO: Camila vendeu muita coisa no Enjoei e doou mais um tanto. Para se desfazer das roupas, aplicou algumas regras:
“1) tirar tudo o que está 2 números maior ou menor: não vou perder ou ganhar tudo isso de peso em 1 ano, então não faz sentido guardar
2) tirar todas as peças de dia-a-dia que realmente não uso a mais de um ano: essa tarefa é difícil e se aplica mais as roupas de dia-a-dia. Estão excluídas dessa tarefa aquelas peças que você ama de paixão e são mais arrumadas e de festa e que realmente não são usadas todo ano, então guardei umas poucas e boas
3) tirar tudo o que realmente não gosto: aquela roupa que ganhou de presente e não tem nada a ver com você, que comprou no impulso mas não ficou boa no seu corpo, aquela peça que estava em liquidação…
4) tirar tudo o que já serviu o seu propósito e está velho: a verdade é que você não vai usar mais. Ponto final. Finito.
Só de fazer isso me desfiz de 50% do meu guarda-roupa! Foi uma felicidade!”

 Viver com menos: o armário compacto, funcional e estilo de Cami Cilento

“A verdade é que todo esse processo foi resultado de vários fatores: a necessidade de reduzir o tamanho do armário em 70%, a maturidade para ser fiel ao meu estilo e para me desfazer do que não precisava e também a experiência acumulada ao longo de anos de compras em excesso de que o que realmente importa não é a quantidade. É claro que não nasci comedida assim… Eu sempre fui enlouquecida por compras e por moda: uma combinação bem “Becky Bloom” que resulta em acidentes catastróficos com o cartão de crédito. Ainda estou aprendendo. Morar em NY é um desafio nesse sentido porque sempre tem uma promoção incrível que você não pode perder, mas estou aprendendo a me respeitar.”
Hoje ela entende que algumas coisas realmente não funcionam, por mais bonitas que sejam: “Detesto trocar de bolsa durante a semana: eu prefiro manter uma bolsa de trabalho pronta para todo e qualquer desafio da semana. Então não compro mais bolsas grandes, pois a verdade é que vou ficar com preguiça de mudar, então não adianta nada ter várias.  Já sei que tem certas peças que acho lindas, mas que não uso: por exemplo jaquetas e terninhos! Então evito comprar pois vão ficar esquecidas. Aprendi também que sapato desconfortável não tem vez: não compro mais pois não vou conseguir usar. “
Viver com menos: o armário compacto, funcional e estilo de Cami Cilento

Adoro o estilo da Camila: realmente é o básico com um toque especial, feminino. Entre suas marcas registradas estão os sapatos sem ou quase nada de salto, suéter amarrado na cintura, os óculos escuros ou de grau e as bolsas sempre menores

“Meu armário aqui em NY é mais funcional. Essa é a melhor definição. A grande questão é que ter um armário funcional e organizado não é uma tarefa única que depois de finalizada você nunca mais precisa pensar nisso: é uma tarefa eterna de manutenção.” E leia-se como manutenção ter as roupas prontas para usar, sem amassados, botão faltando ou qualquer outro ajuste, até mesmo porque ela sai todos os dias às 6h30 para trabalhar!

MARCAS PREFERIDAS PARA COMPRAR: Zara, J.Crew e Club Mônaco
PARA INSPIRAR: Chanel, Stella McCartney e Valentino. Estou apaixonada pela essa nova fase da Gucci, acho extremamente inspiradora
GASTA COM: Sapatos! Acho que eles mudam o look e tenho paixão
Ela também investe em algumas peças como um trench coat da Burberry: “é uma das minhas peças favoritas e que uso muito, valeu o investimento.”
Viver com menos: o armário compacto, funcional e estilo de Cami Cilento
Camila teve que estender o downsizing em todos os cômodos da casa, incluindo a cozinha – e quem a conhece sabe que ela adora decoração, tableware e objetos para casa: “Eu casei cedo e numa época em que ainda parecia fazer sentido ter um jogo de café de prata por exemplo e acabei com muitos itens em quantidades absurdas e que não fazem sentido algum na nova vida prática de NY. Repensei tudo, o novo estilo de vida, o espaço disponível e selecionei só o que mais gostava. O meu armário da cozinha ficou hiper organizado, com 3 jogos para 6 pessoas (não vou receber mais pessoas do que isso em casa). E toda vez que abro o armário me bate o maior amor pelas peças!”
Acho que deu para ter uma ideia de como dá para simplificar nossa relação com as roupas não?! Adoro a praticidade com que ela trata o assunto e principalmente por estar sempre com looks bacanas!
E o snapchat da Camila (iamleaving2day) é o meu favorito! Ela mostra um pouco disso tudo e muito de NY (bares, restaurantes, lojas, passeios e tudo que vocês possam imaginar) em flashes na sua rede social favorita: “Amo poder mostrar NY do meu ponto de vista e dividir todo o amor que sinto pela cidade!” Além de ter um armário enxuto como o dela, já ando morrendo de vontade de morar em NY também!
Blog da Camila: I am leaving 2 day  • instagram @camilacilento • snapchat: iamleaving2day

6 respostas para “Viver com menos: o armário compacto, funcional e estiloso de Cami Cilento”

  1. Avatar de Monica
    Monica

    Bárbara, já disse alguns anos atrás e repito, o layout do living gazette é meu preferido é concordo com vc, o snap da cami cilento é o n. 1!!!!

  2. Avatar de Isabela Machado

    Acho que sou a fã número 1 da Cami! Meu snap preferido da vida! Ela é demais

  3. Avatar de Joice
    Joice

    Amei o post, e amo o snap da Camila é um dos meus favoritos !!!

  4. Avatar de Viviane Gomide

    Muito legal o post e concordo que o snap dela é excelente!

  5. Avatar de Denise Boechat
    Denise Boechat

    Muito legal ! Conheci a Cami através do snap! Adoro acompanhá-la , passei a conhecer uma NY que só quem mora conhece! Parece que estamos lá! A casa assim como ela é cheia de bossa!

    1. Avatar de Bárbara Wieliwicki de Resende
      Bárbara Wieliwicki de Resende

      A Camila tem o melhor snapchat!! Virou mseu “seriado” favorito, que assisto todo dia! E também adoro o estilo dela! bjs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *