Um convite tão inesperado – e rápido – chegou no meu e-mail semana passada: conhecer a Melicidade, a nova sede do Mercado Livre em SP. Tudo começou muito casualmente, respondendo a uma dúvida de uma leitora no instagram: ela trabalha no Mercado Livre e comentou que o campus era incrível, que daria uma boa matéria no blog e que ia tentar minha entrada. No dia seguinte, já estava tudo acertado! Obrigada Ana!
Melicidade é onome da sede: junção de Meli, apelido do Mercado Livre, e cidade
As saletas de reunião redondas, espalhadas por toda a parte, são dezenas delas
Depois de 18 anos crescendo robustamente, o Mercado Livre precisava de um espaço maior para crescer ainda mais: a solução foi encontrada numa antiga fábrica em Osasco que teve seus 17 mil metros quadrados de área construída totalmente reformados por um ano. A inspiração veio das empresas do Vale do Silício que criaram verdadeiros campus para seus funcionários. Para o Mercado Livre, a ideia era construir a melhor sede empresarial da América Latina.
Os sofás para descanso e até cochiladas também estão por toda a parte
Luz natural abundante, muito verde, áreas recreativas, água reaproveitada, placas solares e arte estampando todos os espaços fazem da Melicidade um ambiente muito especial e único, mostrando de forma física a filosofia da empresa. Os funcionários não tem horário para bater cartão: basta trabalhar as horas exigidas no mês. Na Melicidade tem manicure, salão de jogos, academia da Bio Ritmo, diversos sofás para dar uma cochilada e espaços de trabalho abertos. Ao todo são 1.600 funcionários, com capacidade para 2.000. Até agosto de 2016, quando a nova sede foi inaugurada, eram 800. O investimento na Melicidade chegou a R$ 105 milhões e se compensa pelo fato do Brasil corresponder a 50% da receita da empresa, que hoje está em 19 países da América Latina, sendo fundada na Argentina em 1999.
Um concurso entre os funcionários ajudou a nomear as áreas, que ganharam nomes de cidades brasileiras, aleatoriamente: Florianópolis, Sorriso, Uruguaiana…Toda a área de trabalho é aberta, sem paredes ou divisões
O refeitório no Meli Mall
O deck que liga ao refeitório permite tomar um sol depois do almoço e mais: no jardim ali na frente, redes convidam para um descanso na sombra
Uma área tem se destacado nas vendas do Mercado Livre: a de decoração. Em 2011, estava na 14 posição e pulou para segunda em 2016. E a empresa está investindo cada vez mais nisso, atraindo grandes players desse mercado para montar uma loja dentro da plataforma e levando conhecimento prático através de campanhas (fotos ambientadas, tendências) para os compradores. Eu mesma adoro pesquisar essa categoria por lá (meus pôsteres da Chanel que o digam) graças a gama enorme de opções – ali, encontro tudo que nem sei onde encontraria!
Até o café no centro da área de trabalho tem um toque especial: a instalação com acrílico colorido é simples, alegre e dá mais toque de arte na sede
Meli Mall onde fica o refeitório, academia, salao de jogos, manicure, massagista…
Os paineis artísticos lindos, cheios de cor, foram criados por 4 artistas: Timoteo Lacroze, Rimón Guimarães, Mart Aire e João Lelo. Deixaram a sede com ar mais criativo e fizeram um bom contraponto a estrutura industrial do espaço.
Veja mais do tour no slide!
Impressionante não? Essa sede é a melhor propaganda da empresa, que eu já adorava e agora sou fã!
Obrigada Mercado Livre pelo convite do tour e em especial a Ana Bartels por possibilitar tudo isso!
Deixe um comentário