Tenho muito interesse em certos assuntos mas mais como expectadora – gosto de olhar, aprender, mas não que eu vá colocar a mão na massa ou me aventurar na área. É o caso da gastronomia e confeitaria: nunca assei um bolo na vida (é sério!), mas adoro os livros, as fotos, os programas… Por isso fiquei tão encantada com o novíssimo livro da Raiza Costa, a Rainha da Cocada, programa dela no GNT – aliás, já assistiram?
Quem me indicou o Rainha da Cocada foi minha tia, que, essa sim, é uma ótima culinarista. E adorei. Raiza mora no Brooklyn, em Nova York e tem uma visão artística realmente peculiar. Ensina o refinamento da confeitaria verdadeira como se estivesse batendo papo. O cenário, os utensílios e tudo mais posto em cena – além das receitas muito originais – tem uma estética invejável. E seu livro, Confeitaria Escalafobética tem tudo isso ainda melhor.
Comprei o livro para dar de presente – para a mesma tia que me indicou a Raiza – mas vou encomendar um pra mim. Em quase 400 páginas e 2 quilos, em capa dura e maior que uma folha A4, ela explica – sem enrolação – os utensílios, ingredientes (qual o tipo de açúcar, farinha etc que usa e indica – só aí, uma aula), matéria-prima e então as receitas, que começam na página 84 e são divididas em 9 categorias. E tudo com uma estética genial, com fotos e utensílios lindos, de um primor e criatividade incríveis. Para comer com os olhos!
Os utensílios explicados tim-tim por tim-tim
Receitas de matérias-prima como biscoitos champagne, marcapone…
Agora sim, as receitas
Cada categoria de receita tem uma página de introdução com muita informação valiosa
A diagramação e as fotos são incríveis
Se tenho algo a dizer que me deixou a desejar foi sobre a história dela: esperava saber mais como ela chegou não só em NY, mas na confeitaria e na ideia de um canal e um programa de receitas tão rico visualmente. A introdução sobre ela, tanto na terceira quanto na primeira pessoa, fala muito pouco sobre essa parte interessante de sua história. Mas nada que tire o brilho desse livro que sem dúvida merece estar na prateleira de quem adora cozinha, adora um trabalho visualmente maravilhoso e até pra quem, como eu, nunca assou um bolo na vida. Quem sabe com uma dessas receitas?
O Confeitaria Escalafobética – Sobremesas explicadas tim-tim por tim-tim – está à venda a partir de R$ 66,90 até, em média, R$ 90
Deixe um comentário