Quem é que não teve que adaptar um escritório em casa desde o ano passado? A Marcela Caio, da Theodora Home, também teve que criar o seu e mostra aqui como o novo espaço é uma extensão da estética da loja e do Studio TH. Ela também nos conta como seu trabalho mudou com a pandemia, sua rotina e muito mais!

Marcela aproveitou um quarto extra e levou seu escritório pra lá, onde passa o dia todo:
“Não fiz nada de marcenaria, ainda tem armários de guarda-roupa, realmente só adaptei para que tenha tudo o que precisava para trabalhar da forma mais fácil possível, e que ficasse um espaço agradável e prazeroso de se estar.”
Ela usou uma mesa Saarinen, de jantar, como mesa de trabalho, a mesma que ela já usava na Theodora. “gavetas não me fazem falta, conseguindo uma outra maneira para ter tudo organizado, funciona super bem. Na TH, eu tinha um gaveteiro em uma mesa de jantar, aqui em casa, uso o armário do quarto como papelaria, livros, carregadores e o que posso precisar.“ Ela tem uma caixa de couro embaixo da mesa para guardar os fios dos gadgets, fica charmoso e de fácil acesso!


PARA UM ESCRITÓRIO COM CARA DE CASA:
“Aposte em móveis de casa, banco e cadeiras de tecido, tapete, cortina, uma poltrona gostosa, banquetinha ou mesa de apoio por perto, luminária que você colocaria na sua sala… o importante mesmo é não ter nada muito rígido, e peças que sejam funcionais no uso.”

Mas e a rotina de trabalho, como empresária que cria conteúdo diariamente para os mais de 300 mil seguidores no instagram? Conversei com ela sobre isso, já que estava curiosa para saber como ela dá conta de tudo!
Você cria muito conteúdo diariamente para a Theodora, como consegue? De onde tira tanta ideia e tempo pra executar tudo?
Não faço a menor ideia kkk, amaria ter 48 horas no meu dia. As ideias vem, acontecem… mas eu respeito muito o momento em que elas vêm com gás para usar essa força para me fazer criar, tirá-las do mental e colocá-las em prática. Tem um lado bom e outro ruim disso: o desafio é que acabo tendo dificuldade em trabalhar com planejamento. Por outro lado, o benefício é que concretizo qualquer ideia na maior velocidade (desrespeitando o que algumas vezes estava na nossa programação), mas acredito que trabalhar com criatividade tem um pouco disso.

Sou bem organizada com a minha forma de trabalhar, visualizo, faço e executo. Mas planejamento já é bem diferente, dificilmente consigo me dedicar a algo se não estou naquele mood no dia – e sem problemas quanto a isso, entendo que o melhor de mim vem quando quer, às vezes não quando eu quero…

Toda a parte criativa da Theodora – fotos, conteúdo de vÍdeos e newsletter – é você sozinha quem faz?
Acredite se quiser, 100%, amo e não abro mão. O que tenho feito neste momento é entender o que posso abrir mão, e o que realmente depende de mim.
Eu era muito presente na operação da TH, que hoje me desliguei bastante, minha irmã está muito mais à frente, e em paralelo estou cada vez mais envolvida com conteúdo, desde criação de produtos e coleções.
A pandemia me ajudou a descobrir que posso trabalhar e ter a mesma produtividade de casa, me ensinou a confiar muito mais no nosso time com a minha ausência e dar ainda mais espaço a eles. E finalmente me abriu muitos horizontes, que a minha rotina como empresária falando de mercado de casa, não precisa se restringir a casa, existem mais casas dentro da nossa casa, e o universo da TH consegue e pode transitar entre elas… daí veio o wellness, e já temos mais algumas expansões em mente, que só descobrimos com essa distância imposta por esta nova rotina.

“Com os dias em casa na pandemia, não compartilhava mais o meu dia no escritório, como antes, e desta vez a rotina que tinha a compartilhar era dentro de casa… aí tudo foi virando consequência: você acaba abrindo mais um pouco de hábitos, rituais, atividades pessoais (mesmo sem ser este o foco, é natural que aconteça). Com isso, quem nos acompanha acredito que tenha tido uma identificação maior com uma figura mais humana que institucional, e isso inevitavelmente traz uma troca incrível, de tornar nosso perfil muito mais próximo de quem nos segue, a oportunidade de ouvir, conversar… foi um experiência muito boa neste sentido.”

“Comecei a dedicar mais tempo as redes sociais da TH e comunicação da marca, que antes não investia tanto tempo nisso (nosso Instagram simplesmente estava lá); hoje reconhecemos ele com uma ferramenta importante da marca, tive que abrir mão de outras áreas que cuidava e me dedicava dentro da empresa para assumir com a atenção que ela passou a demandar.
Neste mesmo movimento começaram a aparecer muitas oportunidades legais de collabs, branding, ganhamos um novo universo para transitar.”

“Meus dias de folga são essenciais, algumas vezes me desligo totalmente, e respeito bastante quando sinto a necessidade disso.”
E como manter o foco trabalhando em casa?
Deixe um comentário