A 30 metros do nível da praia, em meio a mata, surge essa casa em concreto armado, com uma arquitetura moderna impactante
Essa é uma das casas com arquitetura mais incrível que esse blog, em seus 14 anos de existência, mostra. Minha concepção de modernismo não foi mais a mesma depois dessas fotos! A casa fica na praia do Tenório, em Ubatuba, litoral norte de SP (onde fui criada; preciso ver in loco essa construção). O terreno, de 55 x 16 m, tem um declive de 50% e uma mata que é protegida pela legislação ambiental (ou seja, não pode mexer – passamos por isso quando meu pai e meu irmão construíram em Ubatuba também numa encosta). Para contornar isso, a casa foi construída de baixo pra cima, ou seja: entra-se pelo nível da rua e os cômodos ficam nos andares de baixo.
fotos: Nelson Kon


São apenas 3 colunas de concreto (duas à frente e uma próxima a entrada), duas vigas principais se “apoiam sobre elas e fazem a estrutura em concreto armado a partir da qual todas as lajes estão atirantadas”, explica o escritório SPBR Arquitetos, de Angelo Bucci, responsável pelo projeto e construção que foi finalizado em 2008.

A casa é um quebra-cabeça: no nível da garagem e da rua fica a área da piscina, descendo fica a sala e a churrasqueira. Em meio nível, aos dois quartos de frente pra praia. No segundo subsolo, a cozinha e mais um quarto – são 3 suítes no total


Piso de pastilhas na sala principal que dá acesso a piscina. São 340 m2 de área construída



A churrasqueira abaixo da piscina



Uma visão dos andares: próximo ao solo, um dos quartos e a cozinha


Todos os quartos tem vista para o mar, é claro




A casa vista a partir da praia

Esse projeto apareceu em inúmeras publicações nacionais e internacionais

Esse estilo de construção é marca registrada do escritório SPBR Arquitetos, criado em 2003 e que já acumula vários prêmios. Assisti a um programa sobre o trabalho de Angelo Bucci, arquiteto fundador do escritório e também professor de arquitetura (com um currículo primoroso), e o jeito tranquilo de quem é do interior de SP (Orlândia) parece esconder a ousadia que tem em seus projetos. Guarde esse nome.
Deixe um comentário