O renomado decorador amava o Brasil e deixou seu talento ímpar nessa antiga hospedaria
Estava folheando (digitalmente) umas edições antigas da Architectural Digest americana, quando me deparei com a matéria sobre esse casarão em Paraty decorado por Alberto Pinto. Aí me lembrei que já tinha separado pra fazer post e não fiz. Mas dessa vez, menos de 24 horas depois de rever a matéria, aqui estou eu pra compartilhar nessa volta ao blog (fiquei um mês longe daqui) a decoração colonial dessa bela casa na charmosa Paraty, Rio de Janeiro.
Quando criança fui inúmeras vezes a Paraty, morava em Ubatuba (que fica a 70 km), então, toda vez que vejo algo sobre a cidade, me traz muitas lembranças. Paraty é pequena, charmosa (o artesanato local é de enlouquecer) mas o passeio só fica completo mesmo se você visitar as ilhas, seja numa escuna ou alugando um barco com marinheiro. Aí é apaixonante.
Voltando ao post, essa casa na verdade era uma hospedaria secular que foi comprada por uma amiga brasileira de Alberto Pinto, depois que visitou Paraty pela primeira vez. E como ela só fazia projetos com ele, ficou em suas mãos redecorar os cerca de 1.500 m2.


Alberto Pinto, marroquino de Casablanca e naturalizado francês, decorou palácios, iates, hotéis, jatinhos e escritorios no mundo todo.
Seu estilo opulento e sofisticado o tornava único no mundo da decoração. Ele faleceu em novembro de 2012


Nessa casa em Paraty, segue a filosofia estética de Alberto Pinto de que a casa tem que seguir sua localização
Azul, branco e vermelho dão vida a estofados, azulejos, porcelanas e têxteis. Nem tudo é 100% brasileiro: os azulejos do banheiro master são ingleses, os tecidos do sofá são de Provence, tem tapete espanhol, louça chinesa…mas tudo remete ao estilo colonial de Paraty










Simplesmente sensacional.
Deixe um comentário