A idílica casa de Oscar de la Renta na Rep. Dominicana, volta à vida

Refúgio paradisíaco do designer, a Casa de Madera foi repaginada, mantendo sua aura de elegância e conforto

Oscar de la Renta em fevereiro de 1985 na Casa de Madera, fotografado por Slim Aarons / imagem: IFCCards

“Para nós, o luxo de ter uma casa de praia é poder andar descalço até a sala de estar e sentar sem se preocupar se o seu maiô está molhado. Tudo custa o mínimo. Tudo é substituível e lavável…. Além de alguns batiks, todos os travesseiros e almofadas… são de lona natural ou linho de lenço branco…. Uma casa na areia, cercada por água azul, deve ser fresca e com luz tênue por dentro.”

Oscar de la Renta, sobre sua casa, em 1974

A edição de maio/junho da revista Veranda traz uma matéria linda sobre a repaginação da Casa de Madera, que pertenceu ao estilista Oscar de la Renta, na República Dominicana. Nativo da ilha, de la Renta e sua primeira esposa, Françoise de Langlade, construíram a casa de estilo balinês nos anos 1970. A elegância despretensiosa da decoração, com muito azul e branco, ficou famosa depois que a Vogue fez uma matéria em 1974. Com o tempo, a casa ficou entre um aeroporto e campo de golfe, então o estilista e sua atual esposa na época, foram para um outro recanto afastado.

Depois de alguns donos e o desgaste do tempo, a casa foi comprada e caiu nas mãos do decorador londrino Philip Vergeylen para restaurar e trazer de volta a aura dos bons tempos. Ele mal podia acreditar: “é impressionante a maneira como isso afeta você. Não se trata dos objetos individuais. É a coisa toda. A casa inteira é uma pintura.”

Philip restaurou os painéis, a marcenaria e as cerâmicas. Trouxe os batiks (uma das marcas registradas da casa original) de mercados de pulga do sul da França; cerâmicas da China e acrescentou antiguidades coloniais. A Casa de Madera renascia.

“É um conforto à moda antiga, não se trata de se exibir.”

Philip Vergeylen, decorador

Grandes espelhos nas paredes e levemente inclinados trazem a vista do mar para todos os ambientes

Muitos móveis foram feitos localmente

Armário original do estilista, que agora guarda porcelanas chinesas em azul e branco

Louças e talheres, Buccellati

Sala de bilhar com inspiração africana, uma paixão dos atuais donos

Os quartos… com camas coloniais e dosséis de algodão e renda brancos, eles são um desbunde tropical

A cama de bambu é original da casa

Elegante como sempre foi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *